tendências
29/09/20
Comunicação visual em projetos – Muito além do design
*Por Marcel Cholby, Head de Comunicação Visual da IT’S Informov
A comunicação visual, quando pareada com a arquitetura tem como principal objetivo potencializar e principalmente materializar o conceito do projeto. Ambas alinhadas com o projeto, porém em camadas diferentes.
Na comunicação visual em projetos, o objetivo inicial é tornar mais concreto e palpável o conceito proposto pelo arquiteto. O respeito ao branding do cliente é essencial, poderíamos dizer que é o ponto de partida, mas é necessário saber navegar no limiar do manual da marca, para poder inovar. No fim, é um trabalho a quatro mãos, pois sem risco, não há inovação.
Daí a importância de que o designer seja parte do processo desde sua concepção. A imersão no mundo do cliente, como fazemos aqui na IT’S Informov em um trabalho que chamamos de IT’S Your ID, é de extrema importância. É nesse momento em que vivemos a realidade do cliente que somos capazes de extrair o máximo de informações, onde todos os profissionais estão dispostos e interessados em contribuir. Cada detalhe precisa ser esmiuçado, quanto mais, melhor. Esse material rico pode ser comparado a uma terra fértil, que alimenta o processo criativo do designer e norteia as escolhas de quais caminhos ele deve seguir, e somente depois é que o profissional usa suas próprias referências para atender a demanda do cliente e do(a) arquiteto(a).
Por fim, a comunicação visual vai muito além do aspecto externo. Ela tem a obrigação de contar a história da empresa por meio dos símbolos/sinais e trazer sensações que não se limitam ao campo visual. Ela é a tradução do escopo de trabalho de uma empresa, e precisa unir a mensagem do cliente ao conceito do projeto, mesmo que de maneira sutil e inconsciente.